terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Falta de gás

Vira-se o meu chefe para mim e diz-me: "Ali a secção tá com falta de gás!"

Respondo-lhe "Se calhar estão como eu: cansados disto!"

Nem sei bem como tive coragem de lhe dizer isto! Mas a verdade é que estou literalmente com o trabalho pelos cabelos!!

Licenciei-me em Gestão de Recursos Humanos e, depois de iniciar a minha carreira no sector privado, surgiu a oportunidade de conhecer o sector público. Encarei-o como um desafio, como uma oportunidade de fazer coisas acontecer, uma oportunidade para fazer a diferença e construir coisas do zero.

E assim foi, durante os primeiros 2 anos. Projectos e mais projectos, tudo o que aprendi a ser posto na prática: acreditei que era realmente possível fazer coisas inovadoras no público e queria mostrá-lo!

Mas depois, veio o outro lado, e no último ano vejo-me numa rede sem fim de leis e mais leis que têm que ser aplicadas, seja lá como for. E quem é que tem que o fazer: moi :S

E este o lado que muitas vezes o cidadão desconhece: a Administração Pública é tão limitada por leis que sobra pouco espaço para nos dedicarmos aquilo que realmente interessa e que fará a diferença na vida do contribuinte.

Não me considero de forma alguma evangelizadora da causa pública, mas ainda assim não deixa de ser frustrante ouvir alguns comentários que, na maioria das vezes não têm conhecimento de facto. Em regra, as minhas amigas da área RH (e que trabalham no privado) ficam em choque quando lhes explico o quão estão regulamentados processos como o recrutamento ou uma avaliação de desempenho.

Sempre em prol da transparência e da justiça, claro! E pelo meio, somos tão justos e transparentes que não fazemos outra coisa senão mostrar que somos juntos e transparentes.

E no meio das rotinas que a legislação impõe, é tão fácil ser apanhado pela maré e deixar-nos ir... Ufa, é um esforço diário não nos deixarmos levar e continuar a acreditar!

Onde se vai buscar a motivação assim? Faço-me essa pergunta e respondo a mim mesma: ah e tal, é sempre conhecimento, ficas expert , isso dá-te uma vantagem competitiva e no fim vais chegar longe, etc, etc...

Mais ou menos como nas relações: quando há uma fase má e realmente acreditamos, vamos dizendo a nós próprios que é apenas uma fase, que vai passar, e até lá, é tentar fazer o melhor possível e aprender a lição!

Balelas! Não funciona! A fase não vai passar enquanto nós não fizermos nada para fazer com que mude! Temos que ser nós a chegar lá e a agir, não apenas ficar à "espera que passe"...

É por estas e por outras que acredito que, em regra, as competências comportamentais não se treinam! Tem que vir de dentro, tem que ser nosso...

Temos que ser nós a encontrar o nosso próprio gás!

Não tá fácil encontrar o meu... Se alguém vir por aí uma bilha perdida, avise sff!

Sem comentários:

Enviar um comentário